Procuro sempre colocar o link do qual as imagens ou matérias, que não são de minha autoria, foram retiradas. Caso alguém se sinta lesado com alguma publicação feita no blog, favor entre em contato, explique o caso, que damos os devidos créditos ou retiramos do espaço.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Estágios evolutivos da criança


Crianças de 0 a 2 anos:
Estágio Sensorial Motor
De 0 a 6 meses, o bebê está imerso nas atividades de sugar=pegar, olhar-ouvir, pegar-olhar, ouvir-pegar-olhar.
A criança desloca o próprio corpo e os objetos em inúmeras experiências, repetindo circularmente a mesma ação com necessidade de assimilação.
A linguagem começa a se manifestar através do balbucio e da ecolalia (produção espontânea ou imitação de sons), passando depois pela palavra-frase, na qual uma palavra significa uma frase, exemplo: "água" para "eu quero água".
Nesta fase, todo entendimento é prático: a criança aprende pela repetição a ação.
Dicas:
Muitos objetos devem estar à disposição da criança;
Livros e revistas são apenas ações, pois ela está mais interessada em virar a página do que em observar as figuras;
Os jogos indicados para esse período são os que proporcionam ações repetidas de tirar e por;
Tenha recipientes como potes plásticos de boca larga e gavetas, para que a criança possa colocar e tirar objetos do interior;
Permita a exploração de novos objetos como, por exmeplo, os que produzem sons;
Ensine todos os tipos de caretas, palmas, sons e danças.


Crianças de 2 a 4 anos:
Estágio Simbólico
O fato mais observado socialmente é o aparecimento da linguagem. Inicia-se também o jogo simbólico, o faz de conta.
Fala consigo mesma o tempo todo;
Aprende inúmeras palavras diariamente;
Vive momentos por excelência de "criação";
Aparecem os primeiros desenhos (garatujas e bardamecos - figuras humanas sem cabeça);
Inventa histórias, sendo animalista, dando vida aos objetos.
Dicas:
Conte muitas histórias;
Brinque por algum tempo com ela diariamente;
Panelinhas, carrinhos, casinhas. toda imitação da realidade é seu brinquedo favorito;
Brinque com maquiagem, pinte os rostos de palhaços, animais, fantasias e roupas;
Ensine os movimentos básicos com massa de modelar;
Leve pás e baldinhos para praia e construa castelos na areia;
Não castigue mentiras, pois a criança não tem noção deste ato;
Não a deixe de castigo por longo tempo, pois ela não tem noção temporal, 5 minutos pode parecer uma hora.

Crianças de 4 a 7 anos:
Estágio Intuitivo:
É a idade dos porquês. A criança pergunta sobre tudo o que a cerca. Procura saber a origem as coisas e como funcionaom; Envolve-se em todos os tipos de experiências química ou física e participa das conversas;
Pode compreender muitas regras e fazer jogos simples; Desenha o que sabe que existe ao invés daquilo que pode ser visto. É o período em que o egocentrismo chega ao seu apogeu. Adquire por seu pensamento não operatório todos os preconceitos raciais (cor, gênero, pobreza, etc)
Dicas:
Comece a estimular a leitura e a escrita;
Leve-a junto sempre que for fazer tarefas como lavar o carro, consertar a torneira, cuidar do jardim. Responda os porquês, mas sempre questione, estimulando seu pensamento e suas opiniões;
Assista filmes e a outros programas juntos.

Crianças de 7 a 12 anos:
Estágio Operatório Concreto
Nessa fase ocorre a aquisição das estruturas lógicas de classe, ordem e número. Fará a inclusão de classe no final do período, por volta dos 10 anos. Isto significa que inicia a organização do mundo por cirtérios e ordens, já compreendendo regras. Sua forma de viver socialmente é o bando-grupo comandado por um chefe. Gosta de atividades semelhantes a escoteiros. É a idade da aventura; Sua linguagem evolui bastante no sentido da socialização, pois nesta fase fica mais tempo com os amigos do que com os pais. Elabora brincadeiras de longa durabilidade. É a era das bolinhas de gude, da pipa, de criar peixes, brincar de heróis. É a idade das coleções, dos álbuns de figurinhas. Entende grande número de jogos e tem particular interesse pelas piadas, pois já começa a entender seus sentidos.
Dicas:
Nas tarefas escolares de casa seja um desafiador. Não se comprometa coma aprendizagem, que é papel da escola. faça desses momentos algo positivo entre você e a criança;
Jogue diferentes jogos. Ela é capaz de aprender cada vez mais facilmente uma grande quantidade de regras;
Realize experimentos científicos.
Fonte: Folders do Planeta Brinquedo

Um comentário:

  1. tenho 14 anos e quero um enprego
    Fone:4146-2633 falar com zoraide
    Enteressado allan

    ResponderExcluir